O verdadeiro exercício da cidadania se relaciona a todas as implicações decorrentes da vida em sociedade. A cidadania engloba um grupo de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. Essas informações são os conhecimentos primordiais que cada um deve ter antes mesmo de tomar alguma atitude.
Idealizar o verdadeiro ato de cidadania como consequência do exercício de todos os direitos constitucionais e a assunção de todas as responsabilidades é um pensamento fácil, o difícil é vermos isso na prática. Porém, significante parte da população tem o conhecimento de que a participação efetiva e direta de todos os cidadãos afeta a vida social como um acontecimento em cadeia.
O exercício da cidadania não pode se restringir à eleição dos representantes de uma determinada cidade ou até mesmo de um país, já que é de grande sabedoria que em dias de votação muitos eleitores mostram o desinteresse pelo que fazem, agindo de forma a não exercer seu importante papel de cidadão neste aspecto. Deve haver por parte da população uma manifestação expressa e consciente de divulgação de suas opiniões sobre o certo ou o errado, sobre o justo ou o injusto, o oportuno ou o inconveniente na condição de coisa pública, utilizando também para isso a imprensa, bem como outros meios de comunicação.
Este ideal de formação do cidadão é algo evolutivo, porém de influência positiva na estruturação da vida em sociedade, acentuando a ordem de valores e de formação de cada indivíduo no meio o qual se encontra.
O debate que envolve esse assunto se torna um pensamento profundo e gera questionamentos quanto a não efetivação de tais atitudes dos cidadãos. Motivos para o não cumprimento deles são os que não faltam, como a presente educação, as soluções também são presentes, mas teoricamente é outra história.
Por:Thays Pereira Cézar
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário