terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cidadania

A palavra CIDADANIA é derivada de cidadão, que vem do latim civitas. Podemos defini-la como um conjunto de direitos e liberdades políticas sociais e econômicas, já estabelecidos ou não pela legislação.
Cidadania: expressão em moda, é usada por todas as correntes de pensamento, deve ser conceituada levando em consideração o contexto social do qual se está falando, e com isto, a mesma adquire características próprias, que se diferenciam conforme o tempo, o lugar, e, sobretudo as condições sócio-econômicas existentes

Regiões Metropolitanas

Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência,geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas.
Uma região metropolitana não precisa ser obrigatoriamente formada por uma única área contígua urbanizada, podendo designar uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais.

Mercado de trabalho

O mercado trata as pessoas como se não fossem seres humanos; como se fossem robôs, tendo que produzir sem parar para respirar; como se não pudessem expressar sentimentos e emoções.
O mercado é altamente excludente, pois: discrimina o jovem sem experiência, não dando oportunidade para este ingressar no seu primeiro emprego sem antes entrar numa faculdade.

Globalização

O conceito globalização surgiu em meados da década de 1980, a qual vem a substituir conceitos como internacionalização e transnacionalização, porém se voltarmos no tempo pode observar que é uma prática muito antiga.
Globalização ou mundialização são a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, também denominado "aldeia global".

Direitos humanos

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos .Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
As teorias que defendem o universalismo dos direitos humanos se contrapõem ao relativismo cultural, que afirma a validez de todos os sistemas culturais e a impossibilidade de qualquer valorização absoluta desde um marco externo, que neste caso seriam os direitos humanos universais.


Por:Leandro de Oliveira Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário