sábado, 19 de dezembro de 2009

Tempos Modernos

Certas vezes ouço minha mãe dizer...”Está tudo moderno...”, paro para pensar que há alguns anos as pessoas se comunicavam por cartas e existia o telégrafo, hoje graças á internet podemos trocar e-mails, assistir a noticia em tempo real ou mesmo através de um site de relacionamento encontrar aquele colega de infância que não vemos há tempos.

Tudo isso graças á globalização, afinal é através dela que diminuiu a distancia entre paises, facilitou o comércio e a comunicação social.

No mercado de trabalho não foi diferente a cada dia, estamos sujeitos a novas mudanças e a uma moderna tecnologia. Com tudo isso se quisermos continuar no emprego e crescer profissionalmente temos que estar, sempre nos atualizando, estudando e nunca se acomodar senão, seremos “engolidos” por esse novo mundo e ficaremos para traz.

A globalização abriu outras portas para o mundo, uma delas é a cidadania. Ao ligarmos a TV depois de uma catástrofe mundial ou nacional logo se recolhem donativos e várias pessoas são voluntárias a ajudar. O comercial de uma empresa de refrigerantes, utiliza crianças para nos conscientizar, sobre a reciclagem e o meio ambiente.

Mas esse novo mundo que não existiu na infância de minha mãe, ainda não atingiu todos os lugares e regiões do planeta, mais logo chegará o dia que ouviremos o sertanejo dizer “Oh bichim né que esse negócio de chimarrão é bom por demais da conta”.

Por: Simone Costa

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A procura da melhora

Ser cidadão é união de  todos
Mostra preocupação de cada pessoa
Não importa a cor ,momento financeiro
Mas sim o bem do outro


Ser cidadão é ter direitos e deveres
Dever de votos e direitos humanos
Poder de opinar sobre a sociedade
Direitos de critica as autoridades


Ser cidadão é pagar seus impostos
Pagar as suas obrigações diárias
Para viver honrando sua pátria
Em suas cidades,dando exemplo


Ser cidadão é com dignidade e simplicidade
Com objetivo de fazer crescer o Brasil
Tanto internamente como mundialmente
Para termos um futuro brilhante


Por:Henrique Silva Rosa




quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Milhares de Personalidades

Nem todos tem nas mãos a cultura,
Mais todos sabem o que é respeitar,
Saber dar de si, saber ouvir, saber se dar,
A sociedade é um seguimento da nossa
essência com milhares de personalidades.

Ser um cidadão no mundo globalizado,
Não exime, exige de cada um ações,
As revoluções chegaram instituídas,
Em causas e épocas diversificadas,
Soltando as correntes do comodismo.

Ser cidadão é vestir seu direito de existir,
É exercer uma hierarquia e resistir,
É saber sobrepujar as dificuldades...
Decorrentes de uma globalização
Ser cidadão é falar por si e ser por todos.


Por: Maria de Fátima Amorim

CIDADÃO

Ser cidadão é realizar seus direitos,
Praticar a Cortesia,
É exercer a Democracia

Ser cidadão é fazer e ser coletivo,
conselheiro e formador de opiniões,
Exercer cidadania é ação, é a transformação,
É um direito do Povo em favor da Nação.

Por:Cesar dos Reis.

Conceito Cidadão

Cidadania é algo presente em cada individuo que, não apenas vê, mas se envolve com o que ocorre na sociedade a sua volta.

Estar engajados nas causas coletivas é sinal de cidadania, a fim de trazer melhorias não apenas para si, ou para os seus, mas para um todo.
Exercer a cidadania não é apenas ajudar o próximo, é oferecer a solução, o morador de rua não vai se tornar mais digno se receber esmolas, mas sim se um cidadão oferecer algum tipo de suporte para que ele tenha uma oportunidade.

O principio da cidadania é o ato de doar, seja, apoio, suporte e principalmente conhecimento aos outros.Transmitir conhecimento além de um ato cidadão é ato de fraternidade é o ato de não desejar apenas para si é permitir que o cego possa sair da escuridão da ignorância.

Por:Juliane Florêncio.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cidadania

A palavra CIDADANIA é derivada de cidadão, que vem do latim civitas. Podemos defini-la como um conjunto de direitos e liberdades políticas sociais e econômicas, já estabelecidos ou não pela legislação.
Cidadania: expressão em moda, é usada por todas as correntes de pensamento, deve ser conceituada levando em consideração o contexto social do qual se está falando, e com isto, a mesma adquire características próprias, que se diferenciam conforme o tempo, o lugar, e, sobretudo as condições sócio-econômicas existentes

Regiões Metropolitanas

Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência,geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas.
Uma região metropolitana não precisa ser obrigatoriamente formada por uma única área contígua urbanizada, podendo designar uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais.

Mercado de trabalho

O mercado trata as pessoas como se não fossem seres humanos; como se fossem robôs, tendo que produzir sem parar para respirar; como se não pudessem expressar sentimentos e emoções.
O mercado é altamente excludente, pois: discrimina o jovem sem experiência, não dando oportunidade para este ingressar no seu primeiro emprego sem antes entrar numa faculdade.

Globalização

O conceito globalização surgiu em meados da década de 1980, a qual vem a substituir conceitos como internacionalização e transnacionalização, porém se voltarmos no tempo pode observar que é uma prática muito antiga.
Globalização ou mundialização são a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, também denominado "aldeia global".

Direitos humanos

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos .Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
As teorias que defendem o universalismo dos direitos humanos se contrapõem ao relativismo cultural, que afirma a validez de todos os sistemas culturais e a impossibilidade de qualquer valorização absoluta desde um marco externo, que neste caso seriam os direitos humanos universais.


Por:Leandro de Oliveira Tavares.

“Cidadão, região e mercado de trabalho”

A região onde está localizada a cidade de Santos possui atividades diversificadas. Por exemplo, em Cubatão temos o polo industrial e em Santos, o maior porto da América Latina, que oferece serviço a milhares de pessoas.

Apesar dessa diversidade econômica, a população ainda sofre com a falta de vagas de emprego e em muitos casos, com a falta de qualificação para os cargos oferecidos.

Hoje, ao contrário do que muitos pensam, não basta somente fazer um curso de nível superior para ter a garantia de um emprego. É necessário que as pessoas busquem o aprendizado que falta para alcançar as vagas oferecidas na região onde moram.

Creio que o estudo é a base para que a pessoa se torne realmente um cidadão, pois o estudo é o alicerce para que a pessoa pense, analise e saiba o que está acontecendo de certo e de errado ao seu redor. E é isso que fará com que a nossa região melhore, com cidadãos realmente conscientes do que ocorre ao seu redor e tentando melhorar o que é necessário.

Por:Sara Maria
GLOBALIZAÇÃO

Globalização é um processo de interligação econômica,cultural,social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade de capitalismo de conquistar novos mercados,principalmente se o mercado atual estiver saturado.
A intensificação da globalização aconteceu na década de 70 e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias.


REGIÃO METROPOLITANA

É um grande centro populacional, que consiste em uma (ou ás vezes duas,ou até mais)grande cidade central(uma metrópole), e sua zona adjacente de influência geralmente, regiões metropolitana formam aglomerações cidades percam seus limites físicos, entre si, formando um a metrópole.


MERCADO DE TRABALHO

Apesar da origem da palavra estar relacionado a um instrumento de tortura dos tempos romanos, o trabalho é fundamental para a sobrevivência física e mental dos ser humanos hoje, as relações de trabalho e emprego nas economias ocidentais acontecem dentro do chamado mercado de trabalho. Nele, como sistema de mercado em geral a oferta a procura de trabalho e negociada entre as partes, afetando a quantidade, o tipo e o preço salarial do trabalho disponível.

CIDADANIA

Cidadania e um processo em constante construção, que teve origem, historicamente, com o surgimento dos direitos civis, no decorrer do século das luzes-sob a forma de direito de liberdade, de ir e vir de pensamento, de religião de reunião pessoal e econômica,rompendo-se com feudalismo medieval na busca da participação na sociedade.

Por: Raquel dos Santos

Sobre Direitos Humanos e Globalização.

Nascer livre todos nascemos, mas livres e iguais em dignidade e direitos é discutível, porque num sistema econômico grupal ninguém é suficientemente livre; somos escravos (modernos) da economia centralizada, corporativa e globalizada.

Todos seres humanos devem ter assegurados desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. È a esse conjunto que se dá o nome de direitos humanos.

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado está ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade do grupo social.

Por extensão, a cidadania pode designar o conjunto das pessoas que gozam daqueles direitos. Assim, por exemplo, pode-se dizer que todo brasileiro no exercício de sua cidadania tem o direito de influir sobre as decisões do governo. Mas também se pode aplicar isso ao conjunto dos brasileiros, dizendo-se que a cidadania brasileira exige que seja respeitado seu direito de influir nas decisões do governo. Neste caso se entende que a exigência não é de um cidadão, mas do conjunto de cidadãos.

A globalização se formou pelas alianças comerciais e também pelas necessidades e igualdades que se passa no mundo pela movimentação cultural, ambiental e outros. A globalização é motivada diante interesses compartilhados e assuntos banais ligados a sociedade de países pobres ou não, movimentos socialistas causas que reverenciam a liberdade e direitos iguais.

por:Cesar dos Reis

Exercício da Cidadania

O verdadeiro exercício da cidadania se relaciona a todas as implicações decorrentes da vida em sociedade. A cidadania engloba um grupo de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. Essas informações são os conhecimentos primordiais que cada um deve ter antes mesmo de tomar alguma atitude.

Idealizar o verdadeiro ato de cidadania como consequência do exercício de todos os direitos constitucionais e a assunção de todas as responsabilidades é um pensamento fácil, o difícil é vermos isso na prática. Porém, significante parte da população tem o conhecimento de que a participação efetiva e direta de todos os cidadãos afeta a vida social como um acontecimento em cadeia.

O exercício da cidadania não pode se restringir à eleição dos representantes de uma determinada cidade ou até mesmo de um país, já que é de grande sabedoria que em dias de votação muitos eleitores mostram o desinteresse pelo que fazem, agindo de forma a não exercer seu importante papel de cidadão neste aspecto. Deve haver por parte da população uma manifestação expressa e consciente de divulgação de suas opiniões sobre o certo ou o errado, sobre o justo ou o injusto, o oportuno ou o inconveniente na condição de coisa pública, utilizando também para isso a imprensa, bem como outros meios de comunicação.

Este ideal de formação do cidadão é algo evolutivo, porém de influência positiva na estruturação da vida em sociedade, acentuando a ordem de valores e de formação de cada indivíduo no meio o qual se encontra.

O debate que envolve esse assunto se torna um pensamento profundo e gera questionamentos quanto a não efetivação de tais atitudes dos cidadãos. Motivos para o não cumprimento deles são os que não faltam, como a presente educação, as soluções também são presentes, mas teoricamente é outra história.

Por:Thays Pereira Cézar

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pequena grande idéia